Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Concertina

2 participantes

Ir para baixo

A Concertina Empty A Concertina

Mensagem  Daniel Sousa Dom Abr 04, 2010 7:38 pm

A Concertina _196_ddb15b3da302b7c09321d45f3cd6efd3

Bem, sendo eu um completo doente por este instrumento e um dos tocadores do rancho folclórico, fiquei encarregue de falar um pouco sobre ele, prometo dar o meu melhor!
A concertina trata-se de um instrumento que funciona conforme a direcção e a força do fole. Ao contrário do acordeão, que a fechar e a abrir o fole tem o mesmo som, a concertina quando se abre tem um som, quando se fecha tem outro (em cada nota claro!). É talvez o instrumento mais conheçido do Norte de Portugal (especialmente na zona do Minho).
A concertina pode ter 2 ou 3 filas de botões (normalmente...) e existem varias combinações de tons que a concertina pode ter na escala que lhe é característica, por exemplo: fá-lá#-ré# ou lá#-ré#-sol#. A concertina é um pouco "gozada" devido à "má fama" que o folclore lhe deu, mas ao contrário do que os desentendidos pensam, esta é um instrumento como outro qualquer, embora limitada em alguns pontos, mas hoje em dia já foram desenvolvidas formas de superar esses limites. Fico por aqui, espero ter sido claro looool. Boa continuação pessoal! lol!


Última edição por Daniel Sousa em Dom Abr 04, 2010 8:11 pm, editado 2 vez(es)
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 32
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty Re: A Concertina

Mensagem  Miguel Pereira Dom Abr 04, 2010 7:46 pm

Sim senhor, temos homem! Não podia realmente ser outra pessoa a inaugurar este tópico! Vamos lá a continuar pessoal! cheers
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty Re: A Concertina

Mensagem  Daniel Sousa Dom Abr 04, 2010 8:02 pm

bem, fiz o meu melhor! lol! quem tiver duvidas que pergunte, se souber eu respondo! loool
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 32
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty Re: A Concertina

Mensagem  Miguel Pereira Dom Abr 04, 2010 8:17 pm

Não sei se devo usar este termo, mas que "marca" de concertinas aconselhas, na tua opinião? E porquê?
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty ...

Mensagem  Daniel Sousa Dom Abr 04, 2010 8:20 pm

Bem a marca depende da carteira, dos gostos e das necessidades do tocador. É uma questão que nao vou responder directamente lol. Aconselho qualquer tocador a começar por coisas mais baratas (por exemplo marca: Hohner). Depois de se sentir mais a vontade aí sim partir a procura de algo que lhe agrade mesmo! Espero ter respondido a tua pergunta Miguel (no sábado a gente conversa Twisted Evil ) Boa continuação!
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 32
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty Re: A Concertina

Mensagem  Miguel Pereira Seg Abr 05, 2010 8:53 am

Sim, de certo modo respondeste. Mas ao falar em aconselhares esta ou aquela marca, estava a querer saber se achas que a marca possa estar relacionada com a qualidade da concertina. Se uma Pedrosini será melhor que uma Hohner, ou se uma Ranco será pior que uma Organola. Entendes? Não falando em preços, achas que há alguma marca que realmente se destaque pela qualidade, ou achas que não há nenhuma relação marca/qualidade?
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty ...

Mensagem  Daniel Sousa Seg Abr 05, 2010 9:05 am

Bem, na minha opinião, todas as marcas têm modelos bons e modelos maus. Mas a meu ver em Portugal, a Pedrosini é a melhor em termos de relação Preço/Qualidade e é tambem aquela onde se encontra mais variedade de materiais. Desde modelos mais pequenos a modelos maiores, modelos mais quadrados outros mais arredondados, umas com som mais vibrante, outras com menos, e por aí fora! Mas pronto essa é a minha opinião... Como já tinha dito na resposta anterior, cada tocador tem a sua maneira de avaliar uma concertina, é claro que eu concordo que a Ranco e a Organola (por exemplo) também têm boas concertinas!
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 32
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty Re: A Concertina

Mensagem  Miguel Pereira Seg Abr 05, 2010 9:09 am

Sim senhor! Está mais do que respondido e com óptimos argumentos... Wink
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

A Concertina Empty Re: A Concertina

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos