Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freguesia de Paçô

Ir para baixo

Freguesia de Paçô Empty Freguesia de Paçô

Mensagem  Daniel Sousa Ter Abr 06, 2010 6:07 pm

Freguesia de Paçô AVV-paco

A Freguesia de Paçô, se consideramos a Igreja Paroquial, dista cerca de 2 Km da vila de Arcos de Valdevez, a sede o concelho a que pertence, mas na verdade a sua área territorial já se confunde com a vila arcoense.Assim como em relação à vila de Ponte da Barca, também a proximidade se revela afastada apenas pela distancia que é ocupado pelo rio Lima. Ou seja, os cerca de 436 ha de área da Freguesia de Paçô, estão delimitados pelo rio Lima, a Sul, tendo a Freguesia de Ponte da Barca e de Vila Nova de Muia, do concelho barquense, na outra margem, a esquerda deste rio. A Poente, pelo rio Vez, tendo a Freguesia de Santar e a Freguesia de Souto na outra margem, a direita deste rio. A Nascente, pela Freguesia de Oliveira. A Norte, pela Freguesia de Arcos de Valdevez - S.Paio.
O desaguar do rio Vez, no rio Lima, acontece, entre esta Freguesia e a Freguesia de Souto. Este facto está patente, no que a Paçô diz respeito, no brasão de Paçô através de um perle de prata, que se representa com uma espécie de Y.

Acerca da história desta freguesia, no livro " Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo", podemos ler a seguinte resenha: « A primeira referência conhecia a esta igreja data de 1125.
Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.
Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado organizar pelo rei D. Dinis, para o pagamento da taxa, esta igreja foi taxada em 100 libras.
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer ao de Ceuta até 1512. Neste ano o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho. Em 1513, o papa Leão X aprovou a permuta.
Com a incorporação da comarca de Valença no arcebispado de braga, em 1514, procedeu-se à avaliação dos benefícios eclesiásticos que a compunham. Paçô rendia 39 réis, 1 libra de cera e 50 alqueires de pão terçado.
Na avaliação efectuada 1546, sendo arcebispo D.Manuel de Sousa, esta igreja, juntamente com as de São Lourenço de Cabrão e São João de Parada, era anexa ao mosteiro de àzere, sobra a vigairaria confirmada de Santa Maria de Paçô não se chegou a apurar o estipêndio.
Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo, Paçô era anexa ao mosteiro de Ázere, sendo da apresentação do seu reitor.»

Explicação do Brasão de Armas: O perle ondado de prata, está a lembrar os dois principais rios da freguesia, rio Vez e rio Lima, e o encontro das suas águas nesta freguesia, resultando a partir daí, num único curso de agua, predominando o rio Lima, até ao mar.
Uma coroa de Nossa Senhora, de ouro, em chefe, é uma reverência à Padroeira, Santa Maria/Senhora do Perpétuo Socorro.
A torre de prata à dextra, representa o topónimo Paçô ou paço, casa senhorial torreada.
A roda dentada, do mesmo, à sinistra, ou seja, de prata, à esquerda, é uma referencia às industrias instaladas na freguesia.

Freguesia de Paçô 1935_big
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 32
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos