Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freguesia de Eiras

Ir para baixo

Freguesia de Eiras Empty Freguesia de Eiras

Mensagem  Miguel Pereira Sáb Abr 10, 2010 11:09 am

Freguesia de Eiras Pic_18801_24

Brasão: escudo de ouro, com um urso de negro, realçado de prata e animado de vermelho, entre dois ramos de espigas de trigo de verde, atados de púrpura e uma espiga de milho de vermelho, folhada de verde, atada de púrpura. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro :«EIRAS — ARCOS DE VALDEVEZ».
Bandeira: vermelha. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Padroeira: Santa Comba.
Habitantes: 315 habitantes (I.N.E.2001) e 346 eleitores em 31-12-2003.
Actividades económicas: Agricultura e pecuária.
Festas e romarias: Senhor dos Aflitos ( 2º domingo de Agosto).
Património cultural e edificado: Igreja paroquial, Caso do Morais e Casa de Brito Galvão.
Outros locais de interesse turístico: Monte Crasto.
Artesanato: Cestaria e escultura em pedra.
Colectividades: Centro Paroquial e Social de Eiras e Associação Sorriso.

Freguesia de Eiras Pic_18801_25
(Vista Central da Freguesia)

A Freguesia de Eiras, situa-se a cerca de 10 Km da vila de Arcos de Valdevez, a sede do concelho do mesmo nome, ao que pertence.
Os seus limites estão estabelecidos da seguinte forma: A Norte, com as freguesias de Portela e de Álvora. A Sul, com a Freguesia de Mei. A Nascente com a Freguesia de Aboim das Choças e a Poente com a Freguesia de Padroso.
Os lugares da Freguesia são: Andeviso, Barrô, Carvalhal, Eirado, Lages, Outeiro e Pinheiro.

Acerca da história desta freguesia, tem-se a noção de ser uma freguesia muito antiga, onde o homem deixou as suas marcas, quanto mais não seja através dos seus topónimos, como é o caso do monte do Crasto existente em Eiras, ou seja: sabemos que o nome ou topónimo Crasto ou Castro, significa que outrora existiram nesse local civilizações castrejas. O que não é de admirar, tendo em conta que nas freguesia vizinhas o mesmo se passou. Assim, temos nas freguesia de Álvora e de Portela esse mesmo topónimo Castro, e sabemos que a Freguesia de Mei, tem sua origem advinda do topónimo Moimenta, que numa linguagem megalítica, significa Pias ou Urnas funerárias desses tempos da nossa ancestralidade.

Freguesia de Eiras Pic_18801_26
(Igreja Paroquial)

Ainda, em relação à história, mas num tempo mais próximo do início da nossa nacionalidade, temos a informação contida no livro "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo" que transcrevemos na integra;
"Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições afonsinas, Santa Comba de Eiras é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui. No catálogo das mesmas igrejas, mandado efectuar, em 1320, pelo rei D. Dinis, para pagamento de taxa, esta igreja aparece com 30 libras.
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença, desde o rio Lima até ao Minho, foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer a Ceuta.
Em 1512, toda a comarca eclesiástica de Valença passou para o arcebispado de Braga, recebendo em troca o bispo de Ceuta, D. Henrique, a comarca de Olivença.
Com vista à incorporação dos 140 benefícios eclesiásticos de Entre Lima e Minho na diocese de Braga, D. Diogo de Sousa mandou proceder à sua avaliação. Santa Comba de Eiras rendia 39 réis, uma libra de cera e 50 alqueires de pão terçado.
Em 1546, no memorial feito pelo vigário Rui Fagundes no tempo de D. Manuel de Sousa, foi avaliada em 25 mil réis.
No Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na sua cópia de 1580, Santa Comba de Eiras figura como sendo da apresentação de leigos, nomeadamente do visconde de Vila Nova de Cerveira, por doação que lhe fora feita, confirmada por D. Diogo de Sousa.
Santa Comba de Eiras ou Nossa Senhora da Expectação - assim referida na "Estatística Paroquial" - foi abadia da apresentação daqueles viscondes.
Em termos administrativos fez parte da comarca de Ponte de Lima, em 1839, e, em 1852, da de Arcos de Valdevez".
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos