Historia da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez

Ir em baixo

Historia da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez Empty Historia da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez

Mensagem  Miguel Pereira em Dom Abr 11, 2010 6:15 pm

A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa foi fundada a 30 de Abril de 1955 por um grupo de valentes arcuenses (alguns dos quais felizmente ainda entre nós), com a finalidade de existir na capital portuguesa uma associação de carácter regionalista com o fim de ajudar e apoiar os naturais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, que vinham para Lisboa em busca de melhores condições de vida e que não tinham aqui qualquer "apoio" familiar.
Alguns anos depois, a "Casa dos Arcos", como é conhecida, passou por um período de crise e desorientação em que se chegou inclusive a pensar em "fechar as portas". Tentou reactivá-la o sócio José Aurélio Gomes de Amorim, mas o seu falecimento veio impedir que assim fosse.
Na década de 70, e pela mão de António Amorim, entrou para a direcção desta Casa aquele que é hoje o seu actual presidente (desde 1987): Joaquim Cerqueira de Brito, que felizmente conseguiu "arrumar a casa" e fazer dela aquilo que hoje se pode orgulhar de ser: uma casa regionalista, forte e coesa, ao serviço dos Arcuenses residentes na área da Grande Lisboa, com largas centenas de associados, felizmente bastante interventivos e participativos das iniciativas que a Casa leva a cabo ao longo de todo o ano.
Em 1986, por iniciativa de Perfeito Dias (actualmente a residir e trabalhar em Paris), foi fundado o Rancho Folclórico da Casa dos Arcos e em 2004, por iniciativa de José Campos, o Grupo de Cavaquinhos.
A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa, foi co-fundadora em 2007 da Associação de Casas Regionais de Lisboa, da qual foi a primeira Casa-Presidente.

Da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa fazem parte:
- uma Secção Desportiva a dar cartas em diversas modalidades (destaquem-se sem demérito de outras as suas equipas de Atletismo e Futebol);
- um Grupo de Cavaquinhos;
- e um Rancho Folclórico, ambos com bastantes actuações por todo Portugal e junto das nossas comunidades de França.

De entre as iniciativas que a Casa dos Arcos em Lisboa leva a cabo anualmente, podem-se destacar, pelo seu brilho e enorme participação:
-o Cantar dos Reis, junto das habitações dos nossos associados e amigos;
-A Visita Pascal ("Compasso"), no domigo de Páscoa na Sede Social e no domingo da Pascoela na Sede Desportiva;
-o Almoço Anual, no primeiro domingo de Maio, que conta sempre com a participação de muitas centenas de Arcuenses, familiares e amigos;
-A Festa de Verão, no último fim de semana de Junho, também bastante participada;
-O Magusto, no fim de semana mais próximo ao dia de São Martinho (11 de Novembro);
-e a sua Festa de Natal, no fim de semana imediatamente anterior ao Natal;

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 40
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum