Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Representação ou "Imitação"?

3 participantes

Ir para baixo

Representação ou "Imitação"? Empty Representação ou "Imitação"?

Mensagem  Miguel Pereira Ter Set 07, 2010 10:37 am

Meus amigos, com base em alguns acontecimentos recentes (que não merecem grande comentário, tanto pela sua tristeza como por terem sido "esclarecidos" na hora), lanço aqui um tema de discussão que já havia sido lançado noutro forum, até para ver se este forum ganha algum movimento:

Até que ponto se pode dizer que um rancho folclórico de inspiração minhota está a copiar musicas e danças de outro rancho da mesma região?
Será que determinada musica é exclusiva de uma freguesia ou aldeia, unicamente?
No nosso caso concreto, o rancho folclorico da nossa casa pretende representar, preservar e divulgar as danças e cantares do nosso concelho, bem como os seus usos e costumes. Representando nós um concelho, será que alguém que perceba minimamente "disto do folclore" e em seu perfeito estado mental pode dizer que certa e determinada música ou dança está a ser copiada por nós?
Resumindo e concluindo:
-Será que um rancho "minhoto" pode dizer que outro da mesma região está a copiar musicas? Ou será que não podemos partir do principio que essas musicas fazem parte de um "património popular colectivo" (lembro-me por exemplo de certas Canas Verdes e Chulas)?

Participem saudavelmente!


Última edição por Miguel Pereira em Qui Set 09, 2010 10:21 am, editado 1 vez(es)
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Representação ou "Imitação"? Empty Opinião...

Mensagem  Daniel Sousa Ter Set 07, 2010 12:38 pm

Tópico muito bem pensado...
Bem, acho que um rancho que representa a mesma região tem todo o direito de usar as modas que outro já tenha, porque afinal de contas, as modas não são de ninguem em concreto e sim toda a gente, ou seja, do Povo. Se formos por essa ordem de ideias, os "copiados" também foram copiar alguém, a menos claro que a moda seja inventada e não representada. Caso a moda seja representada, talvez se fale antes numa "prioridade de representação" ou seja, caso nenhum outro rancho tenha a moda "x" no seu reportório, o rancho que a recolher pode gabar-se e defender a moda em questão, mas nunca dizer que a moda é sua.
O Rancho da Casa dos Arcos, tem o direito e o dever de "sacar" musicas dos ranchos do concelho dos Arcos (que sejam genuinas claro!) porque afinal de uma forma ou de outra, o nosso objectivo, tal como o deles, é tentar representar a nossa terra o melhor possivel!
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 32
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

Representação ou "Imitação"? Empty Re: Representação ou "Imitação"?

Mensagem  Miguel Pereira Ter Set 07, 2010 3:14 pm

A ideia do Daniel está muito bem exposta... Mas antes de dar a minha opinião gostava de ver mais opiniões, de preferência de alguém com uma opinião contrária a esta (eles existem, meus senhores loool...). Vá pessoal, toca a participar!
cheers
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Representação ou "Imitação"? Empty Re: Representação ou "Imitação"?

Mensagem  Ruben Manuel Alves Coelho Qui Set 09, 2010 5:15 am

Bem... Antes de mais tenho de saudar o Miguel pelo tópico aqui exposto. De certa forma poderá deixar algumas mentes mais fechada, num pensamento talvez profundo.

Na minha humilde e singela opinião, os ranchos deverias inventar tudo... Porquê dançar coisas antigas??? São antigas já não têm piada... (GOD, esta gente é mesmo burra...)

LOL

Agora falando a sério... Relativamente ao que aqui já foi referido, subscrevo, contudo discordo, em certa parte, com uma citação do Daniel quando diz que devemos copiar os ranchos "genuínos" da nossa terra.

O objectivo principal de cada grupo folclórico deveria-se destinar fundamentalmente a recolhas, contudo não quer dizer que no caso de se gostar de uma música ou outra de um grupo não a possa representar.

Agora respondendo ao tópico... Vamos imaginar que um rancho veio copiar uma música à Casa dos Arcos, eu não posso dizer que eles nos copiaram, uma vez que "supostamente" não deveriam de existir músicas inventadas por isso qualquer apresentação folclórica é de domínio publico, o que podemos dizer sim, é que aquele grupo apresenta uma música recolhida pela Casa dos Arcos.

Não sei se me fiz entender, por isso estou disponível para qualquer esclarecimento Very Happy

Ruben Manuel Alves Coelho
VIP
VIP

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Representação ou "Imitação"? Empty Re: Representação ou "Imitação"?

Mensagem  Miguel Pereira Qui Set 09, 2010 10:34 am

Ena! Já estamos a ganhar movimento! Agora é para continuar, pessoal!

Gostei imenso da resposta do Rúben e do seu toque bem-humorado e irónico (és cá dos meus Laughing )...
Antes de partilhar publicamente a minha opinião (já tive a oportunidade de falar com algum pessoal do nosso rancho acerca disto), vou insistir mais um pouco e fazer uma pergunta uma pouco mais directa ao Ruben:

-No caso concreto do nosso Rancho, nós pretendemos representar o folclore (usos, costumes,etc. e tal) do nosso concelho de origem. Sendo assim, quando o nosso rancho apresenta músicas ATRIBUÍDAS a certas freguesias (as maiúsculas e o sublinhado foram de propósito), achas que estamos a copiar ou a representar o folclore do concelho?
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Representação ou "Imitação"? Empty Re: Representação ou "Imitação"?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos