Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Gaita Galega

2 participantes

Ir para baixo

A Gaita Galega Empty A Gaita Galega

Mensagem  Miguel Pereira Dom Abr 04, 2010 7:59 pm

A Gaita Galega Pic_14730_22

A gaita galega (ou gaita-de-fole galega, gaita minhota, gaita de fol ou simplesmente gaita) é um dos modelos mais conhecidos de gaita-de-fole. Originária do noroeste ibérico, a gaita galega tem experimentado uma crescente popularidade principalmente a partir dos anos 1970. Até então, como diversas outras facetas da cultura galega, esse instrumento sofreu de certa proscrição durante o governo de Francisco Franco. Contudo, para além duma maior liberdade de expressão conquistada pelo povo galego desde fins do regime franquista, um dos principais fatores da expansão da gaita galega foi a proliferação de artistas e grupos de música folclórica, a evidenciar a cultura galega.
Tradicionalmente a gaita galega se situa na Galiza e norte de Portugal, especialmente entre Minho e Douro Litoral (onde o modelo recebeu a alcunha de gaita minhota). Contudo ela é hoje tocada pelo mundo inteiro, especialmente em regiões de destino dos antigos imigrantes galegos, os quais emigraram de sua terra durante a chamada diáspora galega.
Hoje esse é justamente um dos grandes questionamentos para os entusiastas da gaita galega: como permitir sua popularização entre o público moderno sem perder traços de sua tradição.

A gaita galega tradicionalmente apresentava apenas três tubos melódicos: a cantadeira (ou ponteiro), o bordão (ou roncão) e o assoprador (ou soprete). No litoral português ela assim se preservou entre os populares.
Contudo, a partir de meados do século XX ela passa a sofrer transformações, que se antes já apresentava algumas dessas características, passaram a ser muito mais comuns: o ronquete (bordão tenor) e o ronquilho ou chilão (bordão alto, o menor de todos). Também, as afinações tradicionais em si e ré foram aos poucos sendo preteridas em relação à afinação em dó. As gaitas galegas tocadas tradicionalmente pelo Minho preservaram-se em geral nos moldes mais antigos.
Sua cantadeira possui afinação cônica, sendo meio-tom a diferença entre a nota fundamental e a tonal; utiliza palheta de cana dupla. O bordão baixo por sua vez utiliza palhão (palheta simples), afinado duas oitavas abaixo da tonal da cantadeira. O bordão tenor (ronquete) e o chilão também utilizam palhões, afinados uma oitava e uma quinta em relação à cantadeira, respectivamente. Os bordões vêm apresentando ao longo das décadas um desenho cada vez menor, de copa mais fechada -- provavelmente a seguir uma afinação em dó cada vez mais brilhante.
Outros dispositivos vêm sendo desenvolvidos, principalmente aos finais dos anos 1990, tomando muito como base a gaita das Highlands como exemplo. Fole de gore-tex, palhões sintéticos, válvulas mais incrementadas, estabilizadores de bordões e controladores de umidade interna da bolsa.
A gaita galega costuma ser construída com madeira de buxo, pau santo, cocobolo e jacarandá-africano. Seus anéis são tradicionalmente de chifre ou madeira, mas modelos em metal ou marfim (e sua imitação) são cada vez mais frequentes. Suas vestes e franjas geralmente combinam o preto e o vermelho, mas uma gama de cores é comum também.

Tradicionalmente era incomum juntarem-se mais do que três ou quatro gaiteiros a tocar numa celebração, seguidos por alguma percussão composta por caixas e bombo. Mais recentemente uma influência escocesa é detectada nos novos grupos de gaita galega, a constituir um corpo de gaiteiros seguidos por uma percussão mais numerosa. Diferentemente das pipe bands escocesas, contudo, esses conjuntos são acompanhados por tocadores de pandeiretas e vieiras, além de se apresentarem dançarinos tradicionais.
Embora não tenha assim muito interesse para o folclore, saliento a título de curiosidade que também há gaiteiros que trabalham com vários outros instrumentos musicais, como a harpa, tin whistle, low whistle, castanholas, violões, percussão ampla e variada, vocais, bodhrán e até outros tipo de gaita, como a uilleann pipe, gaita-de-fole irlandesa. Um ótimo exemplo desse novo estilo de música é o gaiteiro galego Carlos Núñez, que toca com seu irmão Xurxo Núñez.
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

A Gaita Galega Empty Muito bem.

Mensagem  Daniel Sousa Dom Abr 04, 2010 8:04 pm

Assim sim! Vá people... mais instrumentos!
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 32
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos