Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalhos Campestres

Ir para baixo

Trabalhos Campestres Empty Trabalhos Campestres

Mensagem  Miguel Pereira Sáb Abr 03, 2010 10:40 am

A vida rural no Alto Minho é um cântico de amor á natureza.
Delicia-se o lavrador na contemplação do verde opulento que por toda aparte pulula, mas não leva a bem que a mais pequenina parcela de terreno deixe de ser aproveitada para a produção de mimos que hão-de abastecer-lhe a mesa: alfaces, cenouras, ervilhas, feijão verde, couve galega, batatas e outros produtos.
Ás vezes, são leirinhas de socalco onde também árvores de fruto teimam em caber. a Primavera dá-lhes feição de altar florido; o Verão e Outono, a de pomar.
Tudo trabalhado em moldes que vêm do tempo dos avós. São idênticos o carro de bois e os restantes instrumentos de que lança mão: arado, grade, margidouro, enxadas, sacholas, engaços, forcados, etc..
Porque quase todos são pequenos lavradores, não lhes é possível a aquisição de máquinas agrícolas e só a elas recorrem por pagamento de serviços a quem as explora. Tarefa dura a sua e sem horário, começando muitas vezes ainda antes do raiar da aurora para terminar já noite cerrada.
Sem dúvida que há épocas de maior aperto. A Primavera marca-lhes o ínicio: com os milhos a lançar á terra, as podas e a cavagem das latadas, as primeiras sachas (decruas), as arrendas, as mondas, o tratamento das vinhas, melancias e melões, batatas e árvores frutíferas. Ervas daninhas porfiam em crescer de permeio com os caules tenros das novidades, os ladrões infestam as videiras e o míldio, oídio, filoxera, a mela e o piolho não dão tréguas.
E vêm as regas, se não faltam a presa ou o poço com engenho ou o estanca-rios. E as primeiras colheitas: do centeio e aveia ("em Junho foicinha no punho!"); a tiragem das batatas e cebolas, o corte dos milhos temporãos. Depois, os dos regadios, o feijão, a preparação do vasilhame, as vindimas e a incubação dos vinhos, o semear das ervas para os gados, do centeio, da aveia e dos nabais. Matos e lenhas devem também ser cortados e trazidos para casa, para servirem no Inverno. Se há poço a abrir, para reforço da água de consumo ou de rega, aproveita-se a acalmia do trabalho e o enxugamento da terra no espaço a aprofundar.
Quanto ao resto, não é preciso pensar muito no que há a fazer, pois a tradição ensina e basta obedecer-lhe: "Pelo São Martinho, abatoca o teu vinho"; "De Todos os Santos ao Santo André, quem não tem porco mata a mulher"; "Em Janeiro, põe os presuntos ao fumeiro"; "As favas devem ouvir o vinho a cantar no lagar"; referente aos alhos: [i]"Pelo Natal, bicos de pardal".
E tantos outros ditados que nem custam a fixar nem são difíceis de compreender e pôr em prática. Lembram-no uns aos outros, no fim da Missa de domingo ou se nalgum caminho se encontram, quando regressam dos campos.
Em sistema de entreajuda e num ambiente de alegria realizam os trabalhos que exigem maior número de braços ou concurso de animais. Raros são ps que não se dão bem e nenhum deixa de acudir ao vizinho, se há incêndio ou qualquer desgraça.
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos