Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freguesia de Aboim das Choças

Ir para baixo

Freguesia de Aboim das Choças Empty Freguesia de Aboim das Choças

Mensagem  Miguel Pereira Ter Abr 13, 2010 7:57 am

Freguesia de Aboim das Choças Pic_18801_29


Brasão: escudo de azul, faixa ondada de prata, carregada de faixeta ondada de azul; em chefe, palma de ouro posta em faixa e sobreposta a três pedras de prata, realçadas de negro, alinhadas em faixa; em campanha, pano de muralha de prata, lavrado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ABOIM DAS CHOÇAS”.
Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Freguesia de Aboim das Choças Pic_18801_32
(Vista parcial da freguesia)

A Freguesia de Aboim das Choças está cerca de 10 Km a montante da vila dos Arcos de Valdevez que é a sede do concelho a que pertence. Com o rio Vez a banhar as suas terras é inconfundivelmente uma das mais bonitas freguesias deste concelho arcoense. O rio Vez proporciona-lhe também uma excelente praia fluvial. Esta freguesia tem cerca de 180 ha que se estendem desde este citado rio, até aos montes de Lamas e de Crasto. Aboim das Choças é atravessada pela EN.101, que estabelece a ligação entre Arcos de Valdevez e Monção, passando pela Freguesia de Extremo. Está delimitada a norte pelas freguesias de Padroso, Eiras e Portela; a nascente por Álvora e Vilela; a sul por Sabadim e a poente pelas freguesias de Mei e Eiras.
O abade da igreja paroquial era da apresentação dos viscondes de Vila Nova de Cerveira.
Além da capela de S. Pedro, no lugar das Choças, existe uma outra, na Quinta de Aboim, dedicada a Santo António. Nesta casa esteve escondido o prior do Crato, que por aqui contava com muitos apoiantes. Daqui, D. António fugiu para Viana ou Caminha, donde embarcou para França.
"Em Terras de Valdevez", José Cândido Gomes dizia que esta freguesia se compunha dos seguintes lugares: Egreja, Longra, Villar, Levandeira, Bouças, Chaços e Costa do Monte.
A Quinta de Sobreiro merece o olhar atento de quem visita a freguesia. Esta freguesia prova a sua antiguidade não só pelo topónimo Monte de Castro ou Castro de Vilar, onde existem vestígios castrejos, mas também, posteriormente, provas da presença romana com a descoberta de moedas em vasilha de barro, conforme se registrou na publicação Conimbriga de Mário de Castro Hipólito referindo-se a tesouros de moedas romanas.

Freguesia de Aboim das Choças Pic_18801_31
(Igreja paroquial)

A primeira referência a esta igreja encontra-se nas Inquirições afonsinas de 1258.
Informe-se neste documento que, entre 1112 e 1128, D. Teresa fez doação da quarta parte da igreja de Santo Estêvão de Aboim das Choças ao seu capelão, o presbítero Pedro.
No catálogo das igrejas do território de Entre Lima e Minho, que o rei D. Dinis mandou elaborar, em 1320, para determinação da taxa a pagar por cada uma delas, Aboim das Choças, então denominada "Sancti Stephani de Avoim", foi taxada em 80 libras, "cum prestimoniariis".
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença foi desmembrada do bispado de Tui, passando esta a pertencer ao de Ceuta, até 1512. Na avaliação que o arcebispo D. Manuel de Sousa mandou efectuar, em 1546, Santo Estêvão de Aboim figura com um rendimento de 40 mil réis.
No documento elaborado para o efeito, o Memorial do vigário da comarca de Valença, diz-se que a vigairaria confirmada desta igreja de Aboim, em dinheiro e pertenças, se avaliava em 16 mil réis.
O Censual de D. Frei Baltazar Limpo, na cópia de 1580 que o Padre Avelino Jesus da Costa analisou para a elaboração do seu livro "A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho", refere que "Sancto Estevão d’ Aboim" era da apresentação do visconde de Vila Nova de Cerveira por doação já confirmada, que lhe fora feita por padroeiros.
Segundo Américo Costa, foi abadia da apresentação do marquês de Ponte de Lima.
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos