Romaria de São Bento do Cando (Gavieira)

Ir em baixo

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Empty Romaria de São Bento do Cando (Gavieira)

Mensagem  Miguel Pereira em Qui Abr 08, 2010 5:55 pm

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Pic_18801_13
(Nicho com a imagem de São Bento do Cando)

A Capela de S. Bento do Cando, da freguesia da Gavieira, é muito antiga, sendo talvez fundação do mosteiro de Ermelo, na opinião do Rev.º P. Manuel Bernardo.
Em 1758, era já centro importante de romagens, segundo informou o P. Manuel Esteves, cura desta freguesia, ao referir-se às suas capelas, uma das quais "no sitio chamado Cando com a invocação de S. Bento; outra no sitio da Peneda, da invocação de Nossa Senhora das Neves. Esta tem confraria de irmãos. Acodem a estas duas ermidas de São Bento e de Nossa Senhora da Peneda, desde 20 de Junho até 20 de Setembro bastantes romeiros".
A Capela de S. Bento já tinha torreão, porque um dos dois actuais sinos tem a data de 1751.
Pouco depois de 1758, erigiu-se uma irmandade, que ainda existe e já vem mencionada, em 1795, no tombo da freguesia de Soajo, ao descrever a freguesia da Gavieira, que lhe estava anexa: "no sitio ou veranda do Cando há uma capela da invocação de São Bento com irmandade e serve para nela se dizer missa, tendo os moradores capelão à sua custa ou dos devotos que se juntam nos dias vinte e um de Março e onze de Julho, dedicados ao mesmo glorioso Santo Patriarca e em outros dias do ano".

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Pic_18801_15
(A Capela de São Bento do Cando)

A Capela, minuciosamente descrita pelo tombo, tinha altar-mor com "S. Bento do Cando, imagem muito devota, a quem concorrem em romaria nos seus dias de Março e Julho muitos devotos com ofertas, de que se fundou e cresceu a irmandade que se conserva".
Tem mais a mesma capela dois altares colaterais, em que dizem missa, com os paramentos necessários" .
Desta informação parece poder concluir-se que nas romagens tomavam parte vários sacerdotes, celebrando-se missas simultaneamente no altar-mor e nos colaterais.
O Inquérito Paroquial de 1842 limita-se a dizer que a capela de S. Bento do Cando estava "no lugar da Baranda", cujo nome é corrupção de "Veranda", a que vulgarmente chamam Branda.
A Irmandade, para promover o incremente da devoção a S. Bento, obteve do Papa Gregório XVI, em 1840, um Breve a conceder indulgência plenária aos romeiros que ali fossem a 21 de Março e a 11 de Julho e se confessassem, comungassem e cumprissem as outras condições Impostas.
O Arcipreste dos Arcos, informou no Inquérito de 1845: "A Capela de S. Bento, sita no alto monte do Cando, está segura, limpa asseada e tem os paramentos necessários à custa dos devotos".
A Informação deve referir-se à capela que ainda hoje existe e que pouco maior do que a descrita pelo tombo de 1795, tendo, além daquela, uma sacristia do lado nascente.
Nenhuma destas documentos se refere aos quartéis destinados a albergar os devotos nos dois das grandes concentrações, mas os mais antigos, se ainda não existiam em 1845, não devem ser muito posteriores”.
A actual capela tem duas imagens de S. Bento, uma, de madeira, no altar-mor, e outra, de pedra num nicho sobre a porta principal.
Continua a ser um grande centro de romagens, principalmente a 21 de Março, 10-11 de Julho e na oitava seguinte. O dia de maior concorrência é o de 10 de Julho, porque, além de especiais celebrações religiosas, se realiza uma feira”.

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Pic_18801_14
(A Branda do Cando)

_________________
Miguel Pereira

"O que porrada e dinheiro não resolver é porque foi pouco!"
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 39
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Empty Re: Romaria de São Bento do Cando (Gavieira)

Mensagem  André Filipe em Sex Abr 09, 2010 8:24 am

Já estive na romaria do Cando algumas vezes, até com o meu primo Miguel e não desfazendo nas outras, acho que esta romaria tem um "sabor" muito próprio. A noite de 10 para 11 de Julho então, para quem gosta de tocar concertina, cantar e dançar, é a noite indicada. O único problema é o Cando ficar longe de tudo, porque de resto é espectacular. Pelo menos é a minha opinião, o pessoal de Ermelo que me desculpe.
André Filipe
André Filipe
Infantil
Infantil

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 29
Localização : Braga

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum