Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira)

2 participantes

Ir para baixo

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Empty Romaria de São Bento do Cando (Gavieira)

Mensagem  Miguel Pereira Qui Abr 08, 2010 5:55 pm

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Pic_18801_13
(Nicho com a imagem de São Bento do Cando)

A Capela de S. Bento do Cando, da freguesia da Gavieira, é muito antiga, sendo talvez fundação do mosteiro de Ermelo, na opinião do Rev.º P. Manuel Bernardo.
Em 1758, era já centro importante de romagens, segundo informou o P. Manuel Esteves, cura desta freguesia, ao referir-se às suas capelas, uma das quais "no sitio chamado Cando com a invocação de S. Bento; outra no sitio da Peneda, da invocação de Nossa Senhora das Neves. Esta tem confraria de irmãos. Acodem a estas duas ermidas de São Bento e de Nossa Senhora da Peneda, desde 20 de Junho até 20 de Setembro bastantes romeiros".
A Capela de S. Bento já tinha torreão, porque um dos dois actuais sinos tem a data de 1751.
Pouco depois de 1758, erigiu-se uma irmandade, que ainda existe e já vem mencionada, em 1795, no tombo da freguesia de Soajo, ao descrever a freguesia da Gavieira, que lhe estava anexa: "no sitio ou veranda do Cando há uma capela da invocação de São Bento com irmandade e serve para nela se dizer missa, tendo os moradores capelão à sua custa ou dos devotos que se juntam nos dias vinte e um de Março e onze de Julho, dedicados ao mesmo glorioso Santo Patriarca e em outros dias do ano".

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Pic_18801_15
(A Capela de São Bento do Cando)

A Capela, minuciosamente descrita pelo tombo, tinha altar-mor com "S. Bento do Cando, imagem muito devota, a quem concorrem em romaria nos seus dias de Março e Julho muitos devotos com ofertas, de que se fundou e cresceu a irmandade que se conserva".
Tem mais a mesma capela dois altares colaterais, em que dizem missa, com os paramentos necessários" .
Desta informação parece poder concluir-se que nas romagens tomavam parte vários sacerdotes, celebrando-se missas simultaneamente no altar-mor e nos colaterais.
O Inquérito Paroquial de 1842 limita-se a dizer que a capela de S. Bento do Cando estava "no lugar da Baranda", cujo nome é corrupção de "Veranda", a que vulgarmente chamam Branda.
A Irmandade, para promover o incremente da devoção a S. Bento, obteve do Papa Gregório XVI, em 1840, um Breve a conceder indulgência plenária aos romeiros que ali fossem a 21 de Março e a 11 de Julho e se confessassem, comungassem e cumprissem as outras condições Impostas.
O Arcipreste dos Arcos, informou no Inquérito de 1845: "A Capela de S. Bento, sita no alto monte do Cando, está segura, limpa asseada e tem os paramentos necessários à custa dos devotos".
A Informação deve referir-se à capela que ainda hoje existe e que pouco maior do que a descrita pelo tombo de 1795, tendo, além daquela, uma sacristia do lado nascente.
Nenhuma destas documentos se refere aos quartéis destinados a albergar os devotos nos dois das grandes concentrações, mas os mais antigos, se ainda não existiam em 1845, não devem ser muito posteriores”.
A actual capela tem duas imagens de S. Bento, uma, de madeira, no altar-mor, e outra, de pedra num nicho sobre a porta principal.
Continua a ser um grande centro de romagens, principalmente a 21 de Março, 10-11 de Julho e na oitava seguinte. O dia de maior concorrência é o de 10 de Julho, porque, além de especiais celebrações religiosas, se realiza uma feira”.

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Pic_18801_14
(A Branda do Cando)
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Romaria de São Bento do Cando (Gavieira) Empty Re: Romaria de São Bento do Cando (Gavieira)

Mensagem  André Filipe Sex Abr 09, 2010 8:24 am

Já estive na romaria do Cando algumas vezes, até com o meu primo Miguel e não desfazendo nas outras, acho que esta romaria tem um "sabor" muito próprio. A noite de 10 para 11 de Julho então, para quem gosta de tocar concertina, cantar e dançar, é a noite indicada. O único problema é o Cando ficar longe de tudo, porque de resto é espectacular. Pelo menos é a minha opinião, o pessoal de Ermelo que me desculpe.
André Filipe
André Filipe
Infantil
Infantil

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/04/2010
Idade : 34
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos