Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freguesia de Cabana Maior

Ir para baixo

Freguesia de Cabana Maior Empty Freguesia de Cabana Maior

Mensagem  Daniel Sousa Qua Abr 07, 2010 7:47 am

Freguesia de Cabana Maior 16.01.05.30

Na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, em 1258, "Cabana Maiore" é citada como ama das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.

No catálogo das mesmas igrejas, que o rei D. Dinis mandou efectuar, em 1320, para determinação da taxa a pagar, São Martinho de Cabana Maior foi taxada em 50 libras.

Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença, compreendida entre os rio Lima e Minho, foi desmembrada ao bispado de Tui, passando a pertencer ao de Ceuta.

Em 1512, o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca eclesiástica de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho. Em 1513, o papa Leão X aprovou a permuta.

No registo da avaliação que o arcebispo D. Manuel de Sousa mandou efectuar, em 1546, São Martinho de Cabana Maior era anexa a São Cosme, que foi avaliada em 40 mil réis.

No Censual de D. Frei Baltazar Limpo (1551-1581), a situação canónica deste benefício não se alterou, permanecendo anexa a São Cosme de Valdevez.

Segundo Américo Costa, Cabana Maior foi vigairaria renunciável, da apresentação do abade da igreja de São Cosme e São Damião a que este esteve anexa.

As duas igrejas foram unidas unidas em 1641, ficando a pertencer à de São Martinho, até ao ano de 1848, os dízimos e primícias da de São Cosme e São Damião.
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Moderador
Moderador

Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/12/2009
Idade : 33
Localização : Lisboa!

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos