Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freguesia de Guilhadeses

Ir para baixo

Freguesia de Guilhadeses Empty Freguesia de Gulhadeses

Mensagem  Miguel Pereira Qua Abr 07, 2010 6:21 pm

Freguesia de Guilhadeses Pic_18801_7

Brasão: escudo de azul, com três peixes, dois de ouro e um de prata, realçados de negro e animados de vermelho, campanha de prata e azul de quatro tiras ondadas. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “GUILHADESES”.
Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Freguesia de Guilhadeses Pic_18801_8
(Vista parcial)

Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, Guilhadeses é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.
Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado efectuar pelo rei D. Dinis, para o pagamento de taxa, Guilhadeses foi taxada em 80 libras.
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença, foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer ao de Ceuta até 1512..
Nesta ano, o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca eclesiástica de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho. Em 1513, o papa Leão X aprovou a permuta.
Quando entre 1514 e 1532, o arcebispo D. Diogo de Sousa mandou avaliar os 140 benefícios eclesiásticos incorporados na diocese de Braga, Guilhadeses rendia 39 réis, dois ferros de arado e 100 alqueires de pão.
Na avaliação efectuada em 1546, sendo arcebispo D. Manuel de Sousa, o seu estipêndio foi calculado em 20 mil réis.
Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo, Guilhadeses era da apresentação do arcebispo e e de alguns padroeiros. Era-lhe anexa em vida a de Senharei.
Segundo Américo Costa, era abadia da apresentação da Casa dos Senhores de Ponte da Barca, os Meneses e Barretos, da cidade de Braga.
Em termos administrativos, esta freguesia fez parte, em 1839, na comarca de Ponte de Lima e, em 1852, na de Arcos de Valdevez.

Freguesia de Guilhadeses Pic_18801_9
(Vista central)
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos