Casa do Concelho de Arcos de Valdevez
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Freguesia de Jolda - São Paio

Ir para baixo

Freguesia de Jolda - São Paio Empty Freguesia de Jolda - São Paio

Mensagem  Miguel Pereira Sex Abr 09, 2010 3:01 pm

Freguesia de Jolda - São Paio Pic_18801_16

Brasão: escudo de vermelho, ferro de enxada de ouro; acantonados em chefe, dois pés de flores de linho de prata, com flores do mesmo, botoadas de azul; campanha diminuta ondada de prata e azul de três peças, tendo vogante um barco de ouro. Posto de proa, realçado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “JOLDA – S. PAIO”.
Bandeira: amarela. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Padroeiro: S. Paio.
Habitantes: 422 habitantes (I.N.E.2001) e 365 eleitores em 31-12-2003.
Actividades económicas: Agricultura.
Festas e romarias: S. Paio ( 1 de Julho), S. Sebastião (20 de Janeiro), Senhora da Conceição e Senhora do Rosário.
Património cultural e edificado: lgreja Paroquial, Casas da Igreja, do Reguengo de Cima, do Reguengo de Baixo e da Breia.
Outros locais de interesse turístico: Cais do Carregadouro e Praia Fluvial.
Artesanato: Tecelagem e bordados.

Freguesia de Jolda - São Paio Pic_18801_17
(Vista parcial da freguesia)

Nas terras férteis do Vale do Lima, e ocupando uma área de cerca de 176 ha, encontramos esta freguesia, também conhecida nos Arcos como São Paio de Jolda, que se encontra à margem direita do Rio Lima. Neste rio, está o cais do Carregadouro, outrora ponto de passagem para a outra margem. Cais que foi de extrema importância para a economia desta região. Aí se fazia por barco, a passagem de mercadorias e pessoas para a Freguesia de Gandra, pertencente ao Concelho de Ponte de Lima.
A estabelecer os limites de Jolda - S. Paio, estão as seguintes freguesias: a norte e a poente a Freguesia de Jolda - Madalena; a sul, o rio Lima com a Freguesia de Gandra do Concelho de Ponte de Lima na outra margem e a nascente a Freguesia de Padreiro - Salvador do concelho dos Arcos de Valdevez.
Esta freguesia desde sempre tem a sua economia assente na agricultura, sempre com a sua terra a ser rasgada por arados ou charruas e outros instrumentos a prepararem a terra com vistas à produção agrícola, seja nos sentido do sistema de alimentação ou da produção de linho para a confecção artesanal de peças de vestuários adornos e outros.

Freguesia de Jolda - São Paio Pic_18801_18
(Igreja Paroquial de São Paio de Jolda)

A história desta freguesia remonta para além de 1258, isto porque já nesse ano nas listas das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, é citada como uma das igrejas do bispado de Tui. Era do padroado real.
Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado organizar pelo rei D. Dinis, para o pagamento de taxa, S. Paio de Jolda foi taxada em 30 libras.
Em 1546, no registo da avaliação dos benefícios eclesiásticos que compunham a comarca de Valença, Jolda (S. Paio) encontrava-se anexa a Jolda (Madalena). Em conjunto com esta rendia 60 mil réis.
Américo Costa descreve-a como abadia da apresentação dos viscondes de Vila Nova de Cerveira.
Em termos administrativos, a Freguesia de S. Paio de Jolda pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, à comarca de Arcos de Valdevez.

Freguesia de Jolda - São Paio Pic_18801_19
(Vista da freguesia, a partir das margens do rio Lima)
Miguel Pereira
Miguel Pereira
Administração
Administração

Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/12/2009
Idade : 44
Localização : Em Lisboa, infelizmente...

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos